quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Iluminação

Bom, a iluminação é um item importantíssimo na decoração de ambientes, por isso coloco aqui uma matéria legal sobre o assunto, retirada do site da Tok Stok.


Sala de estar: Diferentes "camadas" de iluminação para diferentes usos.

Gilberto Franco


Tipos de Iluminação



Iluminação geral: indireta ou difusa


O primeiro passo para iluminar uma sala de estar é definir a iluminação geral do ambiente. Nesse caso, podemos optar pela iluminação indireta, onde o facho de luz é direcionado para cima, o que proporciona uma iluminação geral suave. Para isso, podem ser utilizados alguns modelos de arandelas, pendentes, luminárias de piso, além das sancas com luminárias ou lâmpadas embutidas. A foto abaixo apresenta uma luminária de piso com iluminação indireta, onde a luz é direcionada para cima e reflete na parede e no forro, iluminando o ambiente.


Outra opção é utilizar a iluminação difusa através de luminárias pendentes, plafons, arandelas ou luminárias de piso e de mesa, desse modo a fonte de luz (lâmpada) não fica visível e é distribuída para todos os lados. A foto apresenta uma luminária pendente utilizada sobre uma mesa lateral e uma luminária de mesa, ambas com um tipo de iluminação difusa, dispostas lateralmente na sala, iluminando todo o ambiente.


Dicas:


Evite colocar um único ponto de luz no centro de uma sala grande, de modo que ele ilumine por igual todas as paredes, isso causa monotonia.


Se o pé direito do ambiente é menor que 2,5 m de altura, evite as luminárias pendentes. Se forem utilizadas luminárias de piso, elas podem clarear as paredes e forros, o que dá a impressão de alongamento da parede.


Pode-se também conseguir iluminação geral iluminando as paredes. A iluminação lateral é muito agradável e nos remete à sensação da luz proveniente das janelas.


É interessante a utilização de dimmer para a iluminação geral, o que torna possível regular a intensidade da luz, deixando o ambiente mais aconchegante ou mais estimulante e economizando energia elétrica.


As arandelas, devem ser colocadas preferencialmente em locais de passagem ou próximas a bancadas, de modo que fiquem menos visíveis, já que são elementos mais brilhantes.


Procure utilizar esta combinação de luminárias e tipos de iluminação em interruptores diferentes, isso possibilitará flexibilidade.

Iluminação de destaque

O segundo passo é a iluminação de destaque, que deve valorizar os objetos dispostos na sala, tais como quadros, estantes, obras de arte, centros de mesa, etc. Neste caso podem ser utilizados spots orientáveis, com lâmpadas mini spot ou dicróicas, de modo a iluminar a obra como um todo. A luminária apresentada na imagem pode ser utilizada para diversos tipos de iluminação, no caso os spots foram direcionados para iluminação de destaque, (spot direcionado para os objetos da mesa lateral), iluminação de tarefa (spot iluminando a poltrona para leitura) e iluminação indireta (spot direcionado para o forro).


Dicas:

Utilize a iluminação de destaque preferencialmente na diagonal, situação na qual trabalhará com contrastes - luz e sombra, de forma mais interessante. No caso de uma escultura, se a fonte de luz ficar exatamente em cima do objeto, pode causar uma sombra desagradável.


Ao direcionar a iluminação para quadros ou objetos, muito cuidado com o ofuscamento, pois essas fontes são sempre muito luminosas. Direcione a luz de forma a que não atinja diretamente o olho.



Iluminação de tarefa

E finalmente, o terceiro passo é a iluminação de tarefa, que permite a realização de alguma atividade específica dentro do ambiente. Pode-se empregar luminárias de mesa ou luminárias de piso que sejam orientáveis, permitindo direcionamento sobre a tarefa a ser executada (leitura, trabalhos manuais, etc.). Iluminando apenas a área da tarefa, consegue-se maior conforto visual, e economia de consumo energético. As fotos mostram luminárias de tarefa direcionadas para o assento, local onde a luz possibilitaria a leitura de um livro, por exemplo.

Dicas:

Na iluminação de tarefa deve-se iluminar o objeto em questão (livro, jornal, trabalho manual, etc) evitando a sombra originada pela pessoa que lê, e o reflexo nas páginas (muito comum). A luz deve estar direcionada sobre o objeto e não atrás do usuário.

Deve-se também manter acesa alguma iluminação geral , em menor intensidade, para não se ter contraste excessivo entre a tarefa e o ambiente.


Nenhum comentário: