segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Projeto perfeito!

Encontrei esse projeto no site da Casa Claudia e apaixonei. A disposição dos cômodos é muito parecida com a da kit que eu pretendo morar em breve, portanto deixo tudo registrado aqui para quem sabe, copiar no futuro.

3. A divisória entre o quarto e a sala deu lugar às portas de MDF laqueado. Soltas do chão, elas correm por trilhos de alumínio presos no teto. Para embutir uma das folhas, a parede da cozinha é de drywall, com apenas 10 cm de espessura. Armários e painéis da Marcenaria 2 Irmãos.

4. A mesma marcenaria fez a cama de MDF (2,30 x 1,70 m), que serve de chaise longue na hora de ver TV. Ela tem encosto no sentido do comprimento do móvel. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.



6. O baú (1,90 x 0,80 m e 0,30 m de profundidade) organiza lençóis e cobertores e serve de cabeceira. Os braços contam com nichos laterais (0,80 x 0,20 m e 0,80 de profundidade) para guardar controles remotos e livros. O pendente é da Yamamura. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.


7. No armário do quarto, os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello dispuseram a TV e o home theater. Numa das gavetas (18 x 18 cm e 50 cm de profundidade), eles esconderam a tábua de passar. “É uma solução perfeita, pois trabalho curtindo os programas da TV”, conta a proprietária.


8. Ao receber visitas, basta a moradora reunir os dois aparadores (1,40 x 0,80 m e 0,45 m de profundidade) com rodízios de silicone para montar a mesa de jantar. No dia a dia, os móveis – MDF revestidos de laca branca e lâmina de madeira escura – ficam encostados nas paredes e liberam a circulação da sala. Os dois pufes de chenile listrado (Donatelli Tecidos) com rodízios também são versáteis, pois podem ser usados nas salas de estar e jantar. Xícaras e acessórios da Spicy e tapete da By Kamy. Projeto de Renato Andrade e Erika Mello.








sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sofá rosa

O namorado apóia um sofá rosa e eu adorei! Nossa ideia é comprar um sofá e mandar cobrir com o tecido que a gente quiser. Olhamos uma loja de tecidos para cobrir sofá, mas não tinha nenhum amarelo, nem rosa. Tinha alguns com estampas legais, quem sabe neh? Segue uma foto de um ambiente legal com um sofá rosa. Esse aí eu encontrei no site da Casa Claudia. Vi um outro ambiente lindo no site da IKEA, mas não consegui salvar a foto...


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cadeira em promoção na Tok Stok!!!

Este incrível clássico do design está em promoção na Tok Stok!!! Comprar ou não comprar? Eis a questão. Já sentei e é mega confortável. E estou precisando de uma cadeira para o meu quarto. E agora, José?



Panton Bis Cadeira

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

:-(

Me sinto como uma peça de quebra-cabeças encaixada no lugar errado.

Me sinto como um menino do dedo podre e tudo que eu toco apodrece.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Outro móvel legal

Outra ideia de móvel muito legal pra TV. Super clean e cheio de gavetas que eu adoooooooro.

Mais uma sala linda

Aqui vai mais um projeto lindo de sala pequena que encontrei. Esse é da Cristina Bozian que manda muito bem no design de interiores. Gostei especialmente do rack pra tv e da mistura de materiais.



quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sala

Encontrei no site Casa Claudia, mais um exemplo de sala estreita, no modelo que será a da futura kit. Gostei especialmente da mesinha lateral. O modelo do sofá é bem bonito e parece ser bem confortável. Excelente para assistir um bom filme.

21. Cadeiras leves e compactas, como esta (Micasa), são sempre bem-vindas em espaços pequenos, pois podem transitar facilmente de um lado para o outro, oferecendo assento para os convidados ou apoiando livros e revistas.


22. Este móvel de laca preta fosca, de 1,80 m x 55 cm e 55 cm de altura, concentra aparelhos de DVD, receiver e caixas acústicas. Desenhado pela proprietária, exibe gavetas para CDs e DVDs e ainda reserva espaço para guardar bebidas e revistas. A porta de correr nunca atrapalha a passagem.

23. Estreita, mas eficiente. Com apenas 25 cm de largura, esta mesinha lateral (Érea) vira uma grande aliada na hora de assistir TV ou receber os amigos. Deixa controles remotos à mão e também acomoda copos e aperitivos.

24. Se não há lugar para mais estofados, vale investir, então, em um sofá confortável. Pensando assim, o casal optou pelo modelo com almofadas (Eva Modiano). O espaldar e os braços são baixos para não pesar no ambiente. Jacquard claro cumpre essa mesma função. Colorido, apenas nas almofadas.



Iluminação

Bom, a iluminação é um item importantíssimo na decoração de ambientes, por isso coloco aqui uma matéria legal sobre o assunto, retirada do site da Tok Stok.


Sala de estar: Diferentes "camadas" de iluminação para diferentes usos.

Gilberto Franco


Tipos de Iluminação



Iluminação geral: indireta ou difusa


O primeiro passo para iluminar uma sala de estar é definir a iluminação geral do ambiente. Nesse caso, podemos optar pela iluminação indireta, onde o facho de luz é direcionado para cima, o que proporciona uma iluminação geral suave. Para isso, podem ser utilizados alguns modelos de arandelas, pendentes, luminárias de piso, além das sancas com luminárias ou lâmpadas embutidas. A foto abaixo apresenta uma luminária de piso com iluminação indireta, onde a luz é direcionada para cima e reflete na parede e no forro, iluminando o ambiente.


Outra opção é utilizar a iluminação difusa através de luminárias pendentes, plafons, arandelas ou luminárias de piso e de mesa, desse modo a fonte de luz (lâmpada) não fica visível e é distribuída para todos os lados. A foto apresenta uma luminária pendente utilizada sobre uma mesa lateral e uma luminária de mesa, ambas com um tipo de iluminação difusa, dispostas lateralmente na sala, iluminando todo o ambiente.


Dicas:


Evite colocar um único ponto de luz no centro de uma sala grande, de modo que ele ilumine por igual todas as paredes, isso causa monotonia.


Se o pé direito do ambiente é menor que 2,5 m de altura, evite as luminárias pendentes. Se forem utilizadas luminárias de piso, elas podem clarear as paredes e forros, o que dá a impressão de alongamento da parede.


Pode-se também conseguir iluminação geral iluminando as paredes. A iluminação lateral é muito agradável e nos remete à sensação da luz proveniente das janelas.


É interessante a utilização de dimmer para a iluminação geral, o que torna possível regular a intensidade da luz, deixando o ambiente mais aconchegante ou mais estimulante e economizando energia elétrica.


As arandelas, devem ser colocadas preferencialmente em locais de passagem ou próximas a bancadas, de modo que fiquem menos visíveis, já que são elementos mais brilhantes.


Procure utilizar esta combinação de luminárias e tipos de iluminação em interruptores diferentes, isso possibilitará flexibilidade.

Iluminação de destaque

O segundo passo é a iluminação de destaque, que deve valorizar os objetos dispostos na sala, tais como quadros, estantes, obras de arte, centros de mesa, etc. Neste caso podem ser utilizados spots orientáveis, com lâmpadas mini spot ou dicróicas, de modo a iluminar a obra como um todo. A luminária apresentada na imagem pode ser utilizada para diversos tipos de iluminação, no caso os spots foram direcionados para iluminação de destaque, (spot direcionado para os objetos da mesa lateral), iluminação de tarefa (spot iluminando a poltrona para leitura) e iluminação indireta (spot direcionado para o forro).


Dicas:

Utilize a iluminação de destaque preferencialmente na diagonal, situação na qual trabalhará com contrastes - luz e sombra, de forma mais interessante. No caso de uma escultura, se a fonte de luz ficar exatamente em cima do objeto, pode causar uma sombra desagradável.


Ao direcionar a iluminação para quadros ou objetos, muito cuidado com o ofuscamento, pois essas fontes são sempre muito luminosas. Direcione a luz de forma a que não atinja diretamente o olho.



Iluminação de tarefa

E finalmente, o terceiro passo é a iluminação de tarefa, que permite a realização de alguma atividade específica dentro do ambiente. Pode-se empregar luminárias de mesa ou luminárias de piso que sejam orientáveis, permitindo direcionamento sobre a tarefa a ser executada (leitura, trabalhos manuais, etc.). Iluminando apenas a área da tarefa, consegue-se maior conforto visual, e economia de consumo energético. As fotos mostram luminárias de tarefa direcionadas para o assento, local onde a luz possibilitaria a leitura de um livro, por exemplo.

Dicas:

Na iluminação de tarefa deve-se iluminar o objeto em questão (livro, jornal, trabalho manual, etc) evitando a sombra originada pela pessoa que lê, e o reflexo nas páginas (muito comum). A luz deve estar direcionada sobre o objeto e não atrás do usuário.

Deve-se também manter acesa alguma iluminação geral , em menor intensidade, para não se ter contraste excessivo entre a tarefa e o ambiente.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Rack

Gostei bastante desse modelo de rack, especialmente porque ele tem gavetas onde várias coisas podem ser guardadas.


Móvel+cozinha

Registro aqui uma foto de um móvel que é IGUAL o que tem no meu quarto. Achei linda a disposição de tudo e adorei ver que materiais diferentes podem ser combinados e ficam bem bonitos. Alguma dúvida de que eu vou copiar?

Abaixo segue a foto de uma cozinha minúscula que é muito parecida com a que tem na kit onde pretendo morar. Achei incrível esse ímã pra colocar as facas. Essa prateleira com ganchos para pendurar panos de prato, certamente será copiada também.


Móvel para TV

Outra opção de móvel para TV. Esse é melhor que o anterior porque tem umas gavetas para guardar coisas. Esse eu achei no site da Casa Claudia. Seque o texto que acompanhava a foto. Gostei muito da dica da passadeira, por isso o grifo.
"O móvel da TV tem desenho do designer Marcelo Rosenbaum. Componível, ele aceita diversas configurações. `Optamos por posicionar os módulos sobre uma base baixa, o que não comprometeu o pé-direito´, diz a arquiteta Cristina Bozian. Estreita, a passadeira de kilim percorre a sala sem entrar debaixo dos móveis, como o sofá e o rack. `É outro recurso que simula alongar o espaço, conduzindo o olhar no sentido longitudinal do piso.´ Com pintura de poliuretano, o móvel da TV é vendido na Tok & Stok, assim como os vasos.




segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Suporte para TV

Esse post é só pra registrar um modelo incrível de suporte para tv. Super clean e prático. Desconfio que será devidamente copiado. Um marceneiro deve fazer isso por uma pechincha!





Cômoda no lugar de criado mudo

Separei aqui duas fotos que ilustram bem um bom aproveitamento de espaço. Essa primeira foto, dá pra copiar fácil na futura kit. A janela é parecidíssima e fica na mesma posição. Além disso, acredito que o espaço seja exatamente do mesmo tamanho. É só comprar uma cômoda nas mesmas proporções, um edredon cinza, fronhas e lençóis brancos e voilá!


A próxima foto usa uma cômoda mais baixa e numa posição diferente, mas que economiza espaço assim como na foto anterior. Dá pra colocar embaixo da janela deixando um espaço de alguns centímetros para abrir as gavetas, entre a cômoda e a cama.

Vai ficar faltando só o gatinho, hehe.






O sonho se torna um pouco mais concreto

Antes de ontem, visitei a kit da minha tia que é do mesmo tipo da que eu quero morar. Fiquei empolgadíssima, pois agora tenho plena noção do que dá pra colocar nela. Tenho o projeto todinho na minha cabeça. Quando já tiver alugado a kit, é só tirar as medidas e sair para as compras. Vou gastar pouca grana porque já vem bastante coisa na maioria das kits que pesquisei. E como elas são bem pequenas, não é preciso muitos móveis pra encher. Porém, tem que ser muito bem organizado para caber tudo.
Descobri que não vou precisar comprar espelho porque o do meu quarto serve de espelho para o corpo inteiro dependendo da altura que for pendurado. E pretendo pendurar acima do criado mudo, igual uma foto que coloquei uns posts atrás. Pretendo também colocar umas duas prateleiras acima da cabeceira da cama para colocar fotos e enfeites.
O que me preocupa é o lugar para guardar roupas e sapatos, pois o guarda-roupas embutido nunca vai caber tudo, por mais que eu use organizadores.
Ain, ali onde eu quero morar é tão perto do meu trabalho! Praticamente uma linha reta. Vou poder dormir uma hora a mais e não vou pegar trânsito. Além do mais, eu e o babe poderemos ficar com um carro só porque ele pode me deixar no trabalho pela manhã e seguir para o dele, daí eu posso voltar de ônibus. Vou poder vender meu carro numa boa e ficar com uma graninha extra.
Enfim. Ideias, ideias e mais ideias... Não consigo parar de pensar na minha futura casa!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Como procurar máquina de lavar roupas?

Se está à procura de uma máquina de lavar roupa para sua casa, seja uma máquina nova ou para substituir uma já existente, veja algumas das características que deverá analisar, em vez de olhar apenas para as marcas.
Se tem uma família pequena (até 4 pessoas) basta comprar uma máquina de lavar roupa com capacidade para 5 quilos. São mais baratas e suficientes para a quantidade de roupa suja semanalmente.
Além disso, para poupar dinheiro, a máquina deve sempre lavar com a carga máxima, para que o preço de electricidade e água por quilo de roupa fique mais baixo. No entanto, lavar com carga máxima não significa colocar toda a roupa que tem em casa até não caber mais nada. Deve deixar algum espaço para que as peças de roupa sejam devidamente lavadas e enxaguadas.
Se quer fazer uma lavagem mais económica quando tem roupa muito suja, faça uma pré-lavagem antes de colocar a roupa na máquina de lavar.
Opte por comprar máquinas de lavar roupa de classe energética A, já que são aparelhos mais eficientes no consumo de electricidade por cada lavagem.
Não se deixe levar pela quantidade de programas de lavagem que as máquinas oferecem, porque só irá usar um ou dois tipos diferentes. Já a regulação da temperatura da lavagem é muito importante, porque permite lavar roupa a temperaturas baixas (ou mesmo a água fria) e assim poupar dinheiro.
A funcionalidade de lavagens com meia carga não são muito vantajosas, porque duas cargas incompletas consomem mais electricidade que uma carga completa, por isso compensa mais esperar até ter roupa suficiente para encher a máquina de lavar roupa com um programa normal.
Finalmente, não se esqueça de procurar em várias superfícies comerciais, porque os preços deste tipo de electrodoméstico variam muito, mesmo em pequenas localidades. Como estamos a falar de valores elevados, conseguirá poupar bom dinheiro se fizer alguma pesquisa antes de comprar a sua nova máquina de lavar roupa.

Cama


Encontrei no site da Tok Stok esse modelo de cama bem legal para espaços pequenos. Ela não tem cabeceira e vem com esse gavetão que pode ser usado para guardar edredons e roupas de cama, por exemplo. Assim o guarda-roupas fica com mais espaço para guardar outras coisas. Além disso, ela mede 145 cm de largura por 195 de profundidade. É perfeita para um quarto pequeno. Levando em conta que eu durmo numa cama de solteiro com meu namorado, essa aí tem espaço de sobra pra gente dormir.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Quartos inspiradores

Encontrei esses dois exemplos de projetos simples para quartos pequenos onde dá pra aproveitar algumas ideias.
"A cor rege a delicada composição nesta quitinete de 50 m², idealizada pelas arquitetas Marie Zancaner Caro e Mariana Bello Noya para uma jovem. Guiadas pelo orçamento de 15 mil reais para decorar todos os ambientes, elas apostaram em um projeto alegre e cheio de truques. Primeiro, separaram sala e quarto com um painel deslizante de palha formado por quatro folhas. Assim, a moradora pode integrar ou isolar os ambientes à vontade. Depois, selecionaram uma base neutra. `Apenas as peças pequenas têm cor para distrair o olhar´, afirma Marie. `É uma boa saída em ambientes pequenos´.”

Nesse quarto eu gostei especialmente da ideia do espelho em cima do criado mudo e da luminária no lado direito, pois economizou bastante espaço. Tem também o detalhes das almofadas coloridas que dão um efeito lindo.

"Religioso, o casal costuma rezar para pedir proteção divina à família. Atento a essa devoção, o arquiteto João Armentano bolou uma parede com nichos. Um deles abriga imagens de santos, e os outros, livros e adereços. Para atender a um segundo desejo dos moradores, que gostam de ler jornais e revistas no quarto, Armentano criou um cantinho com a poltrona Charles Eames e uma luminária articulável presa ao teto. Elemento marcante da decoração, o branco só é quebrado pelas nuances mais alegres da roupa de cama e da tela geométrica. `Explorei a claridade para ampliar os 30 m² do espaço´, diz ele".


O que eu mais gostei nesse quarto foi esses nichos na cabeceira. Super otimização do espaço! E ainda por cima ficou lindo. Fora que eu adoro esses quadrinhos encostados na parede. Com esses nichos dá até pra ficar sem criado mudo, dependendo do tamanho do quarto.



Deixe seu quarto mais aconchegante

Conheça 14 dicas de iluminação para transformar o quarto em um espaço de sonho

Inês Godinho e Gui Marchezi Odri

O quarto está lindo, recém-decorado, mas não dá vontade de ficar nele? Esta situação é mais comum do que parece porque muita gente esquece que o ambiente mais íntimo da casa não pode ter a mesma solução de luz da sala, por exemplo. Quartos são locais para descansar, sonhar e amar. Criar uma atmosfera relaxada, cálida e luminosa depende mais de seguir algumas regras básicas do que investir em peças caras e soluções mirabolantes.
Veja o primeiro cuidado apontado pela designer de iluminação, Luciana Constantin, da consultoria de iluminação Acenda. Ela recomenda avaliar quais são as limitações do ambiente antes de tomar providências. Questões como a altura do pé-direito, o tipo de forro (gesso, laje, madeira, inclinado…), a infra-estrutura de elétrica prevista, as cores e texturas dos materiais de acabamento precisam ser avaliadas em conjunto.
Em seguida, se define o perfil de quem vai ocupar aquele espaço e quais são seus hábitos – namorar, ler, ver televisão, trocar de roupa e até trabalhar. Confira as situações que se adaptam a sua necessidade:
• A iluminação geral do quarto deve ser indireta, embutida ou de sobrepor, obtida com o uso de sancas ‘invertidas’, pendentes, arandelas, luminárias de piso (chamadas de tocheiros). Eles direcionam o foco para teto e paredes e, por reflexão, iluminam o quarto com uma luz suave e difusa.
• A luz indireta também é a mais apropriada para se obter uma iluminação uniforme, pois se ajusta às diversas atividades. • Evite no quarto a luz direta; mal-posicionada, pode causar um ofuscamento indesejado.
• Para evitar brigas de casal por causa das diferenças de hábitos, saiba que há luminárias laterais com foco direcionado perfeitas para quem gosta de ler na cama.
• Luz fluorescente branca não combina com o clima cálido que um quarto precisa ter; prefira as amarelas.
• O mesmo vale para cúpulas; as melhores são em tecido de cor clara, combinando com algum elemento da decoração, ou totalmente neutra como as de tom areia.
• Cuidado com a emissão de calor das fontes de luz utilizadas em abajures e luminárias de leitura para as cabeceiras.
• Com os quartos pequenos de hoje, ganhe espaço na mesinha de cabeceira instalando luminárias presas na parede.
• As áreas de estudo e trabalho precisam de uma luz complementar, com focos mais direcionados.
• Diferentes atividades no quarto recomendam o uso de dimmer, mecanismo que permite ao usuário o controle manual da intensidade da luz.
• Assuma o comando da luz do seu quarto. Para ligar abajures e luminárias de piso, instale tomadas comandadas, que são acionadas pelos interruptores localizados na entrada do quarto e nas cabeceiras. Isso possibilita a diminuição dos pontos de luz no teto e a integração das peças decorativas ao longo do dia, não só na hora de dormir.
• Se há espaço para uma poltrona de leitura, posicione perto de uma janela para aproveitar ao máximo a luz natural. E providencie uma boa fonte luz artificial, com foco pontual.
• Truque da ampliação de espaço e luz – aproveita a mágica do espelho e instale-o de forma a duplicar a sensação de luminosidade.
Adequação
Nem sempre a luz branca é incompatível com o quarto. A região do país onde você mora (e o clima) tem grande importância. Como lembra Luciana Constantin, “na escolha da tonalidade da luz, amarelada ou branca, quem mora nas regiões Sul e Sudeste deve preferir as lâmpadas amareladas, pois deixam os ambientes aconchegantes e proporcionam a sensação de que estão mais aquecidos. Já nas regiões Norte e Nordeste, onde o calor é intenso na maior parte o ano, as lâmpadas brancas, também chamadas de ‘frias’, passam uma idéia de refrescamento e amenizam o calor.”

Cadeiras

Bom, seguem algumas cadeiras que eu gosto bastante do design. Todas são vendidadas na Tok Stok e já estou até vendo que eu serei rata dessa loja futuramente.

Tenho visto em minhas pesquisas uma tendência muito moderna de colocar na mesma mesa, cadeiras diferentes. Acho bem interessante sair do convencional. Além do mais, eu poderia ter uma de cada. O único problema é que as cadeiras que eu gosto são MUITO caras. A mais barata é a Sixties, na faixa de R$ 200,00.


Sixties


Bertoia


Uni

As próximas são poltronas e apenas sonhos de consumo mesmo. Eu teria um exemplar apenas, só para saciar a minha vontade. Mas nem sei se vai ter espaço pra colocar uma delas na minha kit. Mas que elas são lindas, são.


Bertoia

Vi essa última poltrona na German por R$ 2.500,00! Nunca daria tanta grana numa poltrona. Mas devo dizer que já sentei em uma e é incrivelmente confortável. Claro que não a ponto de valer R$ 2.500,00 neh.

O sofá

Outra coisa que já decidi sobre a minha futura casa é o sofá. Quero um sofá amarelo. Qual tom de amarelo? Amarelo pimentão, amarelo McDonnalds, amarelo Simpsons. Decidi que não vou querer nenhuma parede colorida na sala. O que vai chamar atenção são os móveis. O amarelo é bom porque combina com várias cores, especialmente branco e preto. Posso jogar também alguns detalhes roxos que eu adoro. Daí eu quero uns pufs que podem ser pretos. Pufs são uma ótima opção para pequenos espaços. Resolvem o problema de lugar para as visitas sentarem e são fáceis de guardar. Além de tudo, são baratos. Abaixo algumas ideias com sofá amarelo.



Esse último na verdade, não é exatamente o tom que eu quero, mas é só pra ilustrar como fica legal. Eu gostei bastante do modelo desse último sofá também. Adorei os pezinhos. A parede cinza ao fundo também é beeeeeeeeeeeeem interessante. Adorei as luminárias. Luminárias são detalhes que fazem bastante diferença numa casa. Com uma iluminação legal você pode conseguir um efeito incrível sem gastar muito dinheiro.

Pode ser que eu nem sequer tenha espaço para um sofá. Mas eu espero que tenha, afinal quero receber visitas e não tem nada a ver elas ficarem sentando na minha cama. De qualquer forma, farei de tudo para organizar a casa de um jeito que caiba um sofá. E ele tem que ser amarelo (isso se eu não mudar de ideia até lá...).



Planos para um futuro breve

A partir de agora, vou deixar registradas aqui ideias para a minha casinha. Acho que assim fica mais fácil e organizado para eu consultar futuramente. Meu plano é que essas ideias sejam colocadas em prática após o carnaval do ano que vem. E já está perto...

Primeiramente, algumas ideias de quarto:



Meu sonho mesmo é uma cama de ferro como a da última foto, mas tudo vai depender do tamanho do quarto. Muito provavelmente será um quarto bem pequeno, portanto é bem capaz que eu tenha que optar por uma cama sem cabeceira como a da primeira foto. Qualquer centímetro aproveitado num espaço pequeno faz muita diferença. A cama da segunda foto é bem bonitinha também e é da Tok Stok. Dependendo de onde eu for morar, uma cama com gavetões embaixo pode ser uma boa opção também, daí pode ser que eu tenha que mandar fazer.

Penso também em colocar um papel de parede na parede atrás da cabeceira da cama, mas isso só vou poder visualizar bem quando já estiver na kit. Outra opção também é pintar apenas a parede da cabeceira com uma cor vibrante.